terça-feira, 9 de novembro de 2010

Entre o sentimento e a fala

        Parei para refletir sobre todas essas coisas que as pessoas fazem, ou deixam de fazer, simplesmente para que consigam passar despercebidos aos olhos dos outros, ou ao menos para ocultarem aquilo que realmente sentem ou pensam. Engraçado... na época das cavernas os primatas faziam uma força danada para conseguirem ser entendidos, para que o que pensavam fizesse sentido para aquele outro que o assistia. Hoje, que possuímos o domínio da fala, da escrita... não podemos simplesmente falar ou escrever. Dizer o que incomoda, o que está errado, o que o está ferindo. Há pessoas que acham que todos somos poderosos médiuns, que conseguem ler mentes... e descobrir o que o outro quer ouvir... o que o outro quer fazer... o que o outro quer.
        Uma pena não termos esse poder... ao menos para essas situações, onde o que você mais queria era poder entrar na mente daquela pessoa e descobrir o que espera de você... não que você viesse a ser ou fazer exatamente o que se espera... na verdade, é bem provável que o outro espere muito mais do que aquilo que você pode dar, mas saber o que se espera ajudaria a fazermos o melhor que pudéssemos. E isso já seria de grande valia!
          Há pessoas que se aproveitam desse abismo que se instalou entre o sentimento e a fala... e se tornam, por opção ou não, verdadeiros enigmas. E se sentem bem assim. Mas essas pessoas esquecem de enfrentar o maior inimigo que elas podem ter. O olhar, diferente do que pensam muitos, não é o "espelho da alma". O olhar é a alma pura e nua! E é seu inimigo maior simplesmente porque ele sempre te trai! Quando queremos descobrir o que o outro pensa, precisamos mergulhar naquele olhar. É lá que estão as respostas! Pois se escondemos alguma coisa, é porque ela é tão óbvia que precisa ser oculta de alguma forma, para que não sejamos ridículos, uma vez que um dos maiores medos das pessoas é de serem ridículas. Já eu, penso que somos todos ridículos por agirmos desse jeito! E é engraçado como mesmo assim não consigo agir de outra forma.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário