domingo, 31 de outubro de 2010

A humildade do silêncio....



        Vamos combinar uma coisa? Toda vez que me vires triste não diga que "vai passar"! Se não tiver nada a dizer, simplesmente não diga. Não simplifique as coisas dessa forma. As coisas não são tão simples assim. Me diga algo de novo, algo consistente, ou apenas se cale. As pessoas precisam começar a ter humildade de admitir que não podem resolver todos os problemas... os seus e os dos outros. Se não tem o que falar, me dê uns tapinhas nas costas, me diga... "é... a vida é assim"... só pra quebrar aquele silêncio que incomoda. Mas não diga, em hipótese alguma que "vai passar". Eu sei que vai passar... qualquer tolo vê isso! O problema não é esse... O problema é: o que fazer enquanto não passa? 
        

        Eu jamais perguntei isso pra ninguém em nenhum momento da vida, mesmo para as pessoas que insistiam em dizer... "calma.. vai passar"..., simplesmente porque tive a consciência de que dizer isso deixaria a pessoa calada pelos próximos longos minutos. Mas temos que entender uma coisa: todo mundo tem problemas. Alguns sabem o que dizer, outros não. Se você souber, diga, porque com certeza aquele amigo precisa ouvir coisas que o tirem do triste lugar aonde ele se encontra. Mas por outro lado, se não sabe o que fazer ou dizer, não faça. Talvez dê um abraço... mas não force a barra! O fato de você simplesmente não saber como agir não quer dizer que você é um amigo ruim, ou pouco atencioso. Quer dizer que vc é humilde a ponto de admitir que não pode ajudar um amigo da forma que ele precisa. Mas você estará ajudando da melhor forma que você pode. E você não imagina como isso é grandioso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário