quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Essa tal chamada Paixão


        Imagino ser bastante tristonha essa vida de pessoas que dizem não se apaixonar. Das duas uma: ou se apaixonam e se negam à entrega deste devaneio, ou de fato não se apaixonam, não sentem esse palpitar sem ritmo contínuo no peito, não sentem essas borboletas valsando freneticamente no estômago, não sentem as órbitas desfocarem por instantes, não sentem o corpo tremer de raiva, de alegria, de ciúmes, de paixão.
        Eu, por outro lado, me entrego a todas essas paixões efêmeras. Me apaixono todos os dias, pelas mesmas pessoas, por outras pessoas, por coisas, por músicas, por poemas, por lugares, por ideais. Mas paixão é essa coisa que vem, se hospeda, e não diz quando se vai. E simplesmente, um dia se vai, sem dizer adeus ou quando vai voltar... ou se vai voltar. E deixa esse espaço vazio, esse pedaço de alma retraído.
        Pois eu amo essa coisa da paixão. Como se todos os poros do seu corpo sentissem sensações diferentes. Essa falta de ar intermitente, esse frio na espinha da gente. Como pode alguém se negar à paixão?
        Admito que a paixão também faz sofrer, mas veja bem: entregar-se a paixões, sendo elas saudáveis à todos que as cercam, só faz bem à alma, ao corpo, à mente... não digo coração porque este é o que mais maltratamos... principalmente quando nos envolvemos com essas coisas bobas de paixão... mas... Por que não? Quem nunca se enganou? Quem nunca se perdeu? Quem nunca disse nunca e fez tudo outra vez?


        Tudo que sei é que me entrego. Mergulho de cabeça, sem saber se encontrarei um belo lago, uma piscina ou uma poça. Tudo que sei é que poucas vezes me afoguei. Tudo que sei é que fico feliz por sobreviver a cada um desses saltos. Saio com marcas, algumas bem mais profundas que outras... Mas sempre saio de pé, com a cabeça erguida e com um sorriso nos lábios... principalmente quando a vontade é chorar.

Um comentário:

  1. Paixão é o que nos move, não é mesmo? É por paixão que levantamos todos os dias pela manhã, e é por essa mesma motivadora, que seguimos sempre em frente. Eu também sou uma apaixonada... E espero permanecer sempre assim!
    Lindo o texto.
    Beijinhos, Mi

    ResponderExcluir